mariana-proenca-_h0xG4s6NFg-unsplash.jpg

AJUDA

Dúvidas Frequentes

noun_FAQ_2132329.png

Como funciona a energia solar?

A energia solar funciona da seguinte forma: os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia que é transportada até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica. A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico. 

noun_FAQ_2132329.png

Quantos painéis de energia solar preciso?

Quantos painéis solares para uma residência são necessários? Uma residência que consome, em média, 250 kWh/mês, precisa, aproximadamente, de 6 a 8 painéis de 340W. Mas isso depende do tipo de instalação da residência, orientação do telhado, localidade dentre outros detalhes.

noun_FAQ_2132329.png

Quanto se economiza com energia solar?

A energia solar gera uma economia de até 95% na conta de energia. O investimento feito para instalação de painéis solares acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos.

noun_FAQ_2132329.png

Como é gerada a energia solar?

A energia solar é a energia obtida diretamente pela radiação do sol, seja pelo calor ou pela luz. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água. Mas é muito importante distinguir os dois sistemas. 

  • O sistema fotovoltaico transforma a luz do sol captada pelos painéis solares em corrente elétrica contínua que depois é transformada em corrente alternada pelo inversor. 

  • O sistema de aquecimento de água se utiliza do calor do sol para aquecer a água e posteriormente ser utilizada nos banhos e torneiras de água quente;

noun_FAQ_2132329.png

Qual é a desvantagem da energia solar?

1- Valor do investimento
A aquisição e instalação de um sistema fotovoltaico, quer ele seja conectado à rede (On-Grid) ou isolado (Off-Grid), pode representar um valor de investimento inicial considerado alto, já que sistemas conectados de 2kW, por exemplo, não saem por menos de R$ 10.000,00. Mas o investimento já reduziu bastante nesses últimos tempos e se paga através das economias ao longo dos meses e anos. Um sistema residencial tem o retorno do investimento em média entre 4 e 6 anos. E um sistema comercial ou para o agronegócio em torno de 5 a 7 anos. Lembrando que um sistema tem vida útil (80% da capacidade inicial) de 25 anos ou mais.


2- Geração intermitente de energia
Um dos aspectos que você deve saber é que não há geração de energia durante a noite. Como os módulos fotovoltaicos precisam da luz do sol para converter a energia solar em energia elétrica, todos os sistemas fotovoltaicos só geram energia durante as horas do dia em que há irradiação solar. Então, nuvens e chuvas, por influenciarem na quantidade de luz que chega até os painéis, alteram a quantidade de energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico.


3- Mudança estética do imóvel
A instalação das placas solares nos telhados de imóveis residenciais e comerciais pode alterar a fachada original do local que receberá o sistema.

noun_FAQ_2132329.png

Como é produzida a energia solar?

O processo de geração da energia solar (chamado efeito fotovoltaico) utiliza placas solares produzidas de um material semicondutor para quando as partículas de luz solar (fótons) incidirem sobre a célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor se movimentem entre as camadas gerando eletricidade.

noun_FAQ_2132329.png

Quantos kWh produz um painel solar?

Isso depende de vários fatores como a potência do painel, local da instalação, orientação e inclinação do painel, temperatura, sombreamento, dentre outros. Um painel de 300 Wp no Brasil pode produzir entre 1050 e 1650 Wh por dia (ou entre 31,5 e 49,5 kWh por mês). 

pexels-brett-sayles-91236422.jpg

Comece a produzir energia limpa

Clique no botão abaixo para solicitar um orçamento e comece a gerar energia solar no seu imóvel